Nada mais chato e incômodo do que receber a notificação da Receita Federal dizendo que você está na chamada “malha fina” do Imposto de Renda.
Em suma, significa dizer que a Receita Federal identificou alguma inconsistência nas informações da declaração e, por isso, o documento fica retido para uma análise mais aprofundada. Assim, quando há uma divergência, o sistema aponta que aquele declarante caiu na malha fina.
O que fazer ao saber que está na malha fina?
Erro ou Omissão no preenchimento:
- Se o contribuinte preencheu a declaração com uma informação diferente daquela recebida pelo Fisco e concorda com a diferença, ele pode corrigir o erro. Para isso, basta retificar a declaração pelo próprio programa do Imposto de Renda ou pelo site Receita Federal colocando os valores corretos.
Divergência de informações:
- Ao informar despesas na declaração, como despesas médicas, é necessário que ambas as partes (o médico e o contribuinte) declarem o mesmo valor. O primeiro passo é verificar os recibos e os valores declarados. Com tudo correto, a recomendação é que o contribuinte guarde os recibos por até cinco anos, prazo que a Receita tem para solicitar alguma comprovação.
Ficou com alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!
Entre em contato com nossa equipe, através do link na Bio.
Contato: (19) 3308-1532
📍Rua Frei Manoel da Ressureição,1221 – Jardim Guanabara Campinas/Sp